AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O ALBURNO - Alburnus alburnus (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 20 cêntimetros.

PESO: 100 gramas.

DISTRIBUIÇÃO: Global desde que sejam àguas temperadas.
BIOLOGIA: a sua principal caracteristica é obviamente o tamanho, é um peixe pequeno mas extremadamente popular, principalmente entre os profissionais e aficionados da pesca de competição em água doce, principalmente nas modalidades de pesca à Francesa ou Inglesa, existem duas espécies de Alburnos. O Alburno comum (Alburnus alburnus) e o Alburno prateado ( Aspius spirlinus bipunctatus). O alburno comum é uma espécie bastante frequente nas nossas águas, possui um corpo delgado de côr prateada com o lombo de côr verde ou azul. Entre os meses de Maio a Junho dá-se a época de reprodução e o alburno deposita os seus infímos ovos em plantas perto da margem dando lugar a sua eclosão ao final de 48 horas. São peixes que devido ao seu reduzido tamanho se deslocam em imensos cardumes, para sua protecção. Com o aumento da temperatura sobe à superficie para alimentar-se de qualquer tipo de insecto que cai na àgua. Embora seja da familia dos ciprinideos é incrivelmente voraz o qual facilita bastante a sua captura. O alburno prateado é parecido ao comum, salvo a diferença de que prefere águas mais vivas e a sua côr é mais escura e possui uma fila de pontos negros que vai desde a cabeça até á cauda. A sua intrudução em muitos países, foi uma bendição para espécies predadoras como por exemplo o Achigã, o Lúcio ou o Lúcio-perca, pois em pouco tempo começaram a fazer parte favorita da sua dieta. Devido à facilidade com que se reproduzem em poucos anos colonizaram a maior parte das barragens e lagos existentes assim como rios, devido ao alto poder de adaptação que têm esta espécie. A sua colonização deve-se em grande parte ás aves que levando nas suas patas esses infímos ovos transportando uma nova geração para outras águas por elas frequentadas. A sua pesca é sofisticada e técnica, pois ao ser um peixe com dimensões reduzidas, para conseguir uma boa classificação devemos contar com um minimo de 100 ou mais capturas. É um verdadeiro gozo ver a profissionais do sector que parecem verdadeiras máquinas automáticas nos seus movimentos na captura destes diminutos ciprinídeos, pois a sua técnica é tão extrema que parece que estão sempre a capturar o mesmo peixe, tal é a rapidez que possuem em fisgar captura pós captura durante horas sem romper o ritmo e conseguindo que o cardume permaneça no seu posto de pesca através de habilidosas bolinhas de engodo que explodem no contacto com a água provocando nuvens que evitam que o cardume se disperse.
ALIMENTAÇÃO: asticot, vert de vasse, pikes (uma espécie de asticot mais pequeno) milhoca da terra.

MÉTODOS DE PESCA: á Francesa, á Inglesa, ao Coup.(ou com umas canas especialmente desenhadas para esta espécie que se chamam Pardilheiras).

                                                 HOMENAGEM AOS AMIG@S

2 comentários:

  1. Gosto muito de pescar este peixe, mas gostava de saber porque muitas vezes se aproximam do asticot e fogem rapidamente, e qual o melhor engodo para os atrair. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fadistão. O alburno é um peixe muito nervoso, quando se aproxima do asticot e de repente fogem é porque receiam algo, posivelmente a apresentação ou o tamanho do anzol seja excesivo. Aconselho un 20-18 como muito. Para engodar serve qualquer engodo con base de farinha de maizena, o segredo é molhar muito o engodo de maneira a formar uma nuvem na superficie e afundar-se muito lentamente.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue